quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Por que uma copa do mundo no Brasil?!

Muito bem, voltamos aos posts polêmicos, aos posts que provavelmente gerarão comentários calorosos de ambos os lados.

Muito bem meus amigos, já deia ter abordado o tema a algum tempo, mas ele foi ficando no arquivo lá no fundo da mente, próximo ao esquecimento, mas hoje, ao ver a capa do Diário de Pernambuco, de hoje 11 de agosto de 2011 e ver a foto que abaixo se segue me recordei de entrar nessa polêmica.

Esse é o projeto de como será a nova avenida Agamenon Magalhães, uma das principais avenidas da cidade. Um projeto que será realizado por causa da copa do mundo, que será realizado para que possa se facilitar o trânsito dos veículos. Algo que irá auxiliar a tornar o trânsito de Recife mais fluido.

Os mais ignorantes dizem, vai gastar milhões em um estádio precisando tanto de hospitais e escolas. Não sou idiota e acredito que educação sem dúvida é o caminho para a salvação do brasileiro, mas o investimento não fica apenas no estádio de futebol. Ele é muito maior, e o mais importante ele perdura após o fim da copa do mundo.

Do que é que esse anormal está falando, vocês devem estar pensando. O que se faz na Copa do Mundo são investimentos, não enterrar dinheiro, qual a diferença, investimento dá retorno. Como? Ora, caro leitor, não pode haver copa sem segurança (Equipa-se, prepara-se, aumenta-se efetivo, a Polícia deve estar preparada para agir junto aos turistas estrangeiros), agora me responda ao fim da copa essa polícia é dispensada ou volta para suas atribuições normais, só que mais equipada e preparada para servir o cidadão? Não pode haver copa com um sistema de transporte público precário (Equipa-se, criam-se corredores para os ônibus, criam-se novas linhas de metro, melhoram-se as paradas, os ônibus) Ao término da copa toda a nova infroestrutura criada vai ser jogada no lixo? Não, fica para ser utilizada no dia a dia pela sociedade e pelo cidadão. Em caso de urgência médica o que se fará? Os hospitais são melhorados para atender os pacientes que possam sofrer qualquer problemas durante a copa, e essas melhorias são rifadas após o fim da copa? Não, permanecem.
A copa pela copa não é nada demais, mas os investimentos feitos durante a mesma é que perduram e beneficiam as cidades por onde ela passa. Fora isso gera renda, receita com turismo. E o mais importante com as melhorias e boas impressões que o turista fica ele fica com vontade de voltar e faz propaganda positiva para seus colegas, e a boa impressão que fica para o mundo trás mais turistas, mais renda e mais avanços para a cidade. Atraí a atenção do mundo, inclusive de investidores para o estado, vendo a cidade em expansão, pensa em investir para ter o retorno.

Para mim, a vinda da copa do mundo foi uma benção, ainda mais num país como o nosso onde a concentração de riqueza ficava só entre Rio, São Paulo e pelo Sul, não havia chance ou abertura para qualquer outra região que não fosse Sul e Suldeste. Agora outras regiões estão tendo investimento maciço e crescendo a olhos vistos.

Aqui é Elrond Bruno dizendo: Espero que passemos pelo menos para a semi-final nessa Copa.

2 comentários:

Lyuma disse...

Vamo nos juntar pra assistir todo mundo no estadio hein ! Se bem que do jeito que o brasil ta nao levo muita fé nao :(
Nova agamenon, esperando pra ver.
Adeus inferno por favor \o

Gustavo Radar disse...

taí, BOA! vai se construir, melhorar e depois, a mudança FICA, vamo ver se a galera consegue fazer toda essa infra-estrutura, a copa eh amanhã e o povo tá achando que é na semana que vem, vamo ver como fica.

quanto ao time: se continuar do jeito que tá, num chega nem nas oitavas.