quarta-feira, 4 de abril de 2012

Ainda Acerca da Incongruência do Dinheiro

Você sabe o que é Inflação?
Se agora eu fiz uma pergunta que te intrigou e você está pensando em acessar a Wikipédia, não precisa aqui abaixo está um pedaço do conceito que eles deram:

"Em economiainflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Inflação é o oposto de deflação. Índices de preços dentro de uma faixa entre 2 a 4,5% ao ano é uma situação chamada de estabilidade de preços. Inflação "zero" não é o que se deseja, pois pode estar denunciando a ocorrência de uma estagnação da economia, momento em que a renda e, consequentemente, a demanda, estão muito baixas, significando alto desemprego e crise.
...
Outra distinção também se faz quando analisam-se os efeitos internos e externos da inflação: externamente, a inflação se traduz mais por uma desvalorização da moeda local frente a outras, e internamente ela se exprime mais no aumento do volume de dinheiro e aumento dos preços.

Um exemplo clássico de inflação foi o aumento de preços no Império Romano, causado pela desvalorização dos denários que, antes confeccionados em ouro puro, passaram a ser fabricados com todo tipo de impurezas. O imperador Diocleciano, ao invés de perceber essa causa, já que a ciência econômica ainda não existia, culpou a avareza dos mercadores pela alta dos preços, promulgando em 301 um edito que punia com a morte qualquer um que praticasse preços acima dos fixados."


Entendeu a razão dessa explicação, caro leitor? Simples, mais uma vez eu cheguei ao ponto que eu vinha defendendo, o dinheiro como vilão desta história. O que eu quero dizer? Você recebe um salário...de X....e trabalha tantas horas....com o passar do tempo o valor muda e o dinheiro perde o poder de compra? Como assim? Não fazemos mais dinheiro de ouro puro, fazemos dinheiro baseado nas nossas riquezas...
No fim o que eu vejo é que nosso trabalho passa a ser desvalorizado. O que é o salário? O valor do teu trabalho transformado em dinheiro para que você possa sobreviver. De acordo? Então quer dizer que meu trabalho com o passar do tempo vale menos...aí você diz reajusta o salário para ficar compatível...
Ninguém percebeu que isso no fim é uma guerra de números e que no fim a maior riqueza da Terra não são os minérios ou petróleo ou qualquer bem material? A maior riqueza da terra somos nós a humanidade.
Nosso trabalho deve servir para que a terra evolua, cresça. Não deveríamos pensar em trabalhar para ganhar dinheiro, deveríamos pensar em trabalhar para sermos úteis ao conjunto. Temos que trabalhar para o crescimento e bem maior. Precisamos deixar o lado mesquinho de lado.
Dentro do ambiente de trabalho qual o maior fato gerador de problemas? Salário!
Fulaninho recebe mais que sicraninho!
Eu faço isso, aquilo e aquilo outro e recebo menos que fulano....Ao invés de se preocupar com o serviço a preocupação está na remuneração. Por que? Para poder comprar coisas. E se eliminarmos o comprar da equação?
Se não houver o que cobiçar? Se entendermos a realidade humana como mais importante?
Utópico? Sim!
Impossível? Não
Necessário? Com certeza!

Aqui é Elrond Bruno chamando-os a refletir a respeito do que realmente importa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada por acessar a Wikipédia!!! Acelerou minha reflexão =D

Utópico? SIMMMMM, SEM DÚVIDA!!!
Impossível? Vc diz "não"! Eu digo: não consigo enchergar isso Bruno. Só se explodisse o mundo, como disse antes. kkkkkkkkkkkk é sério!!! Que nem os dinossauros. Talvés esse ano, como o povo tá dizendo que o mundo vai acabar, aí pode se existir uma nova sociedade sem o conceito de dinheiro.
Necessário? Com certeza. Com certeza devemos mudar nossos conceitos sobre trabalho, dinheiro mas devemos pensar em melhorias aceitáveis no mundo de hoje.

Então como eu acho que não vou nunca concordar com você sobre essa sociedade sem dinheiro, não vou comentar mais sobre esse tema aqui. Não quero ser chato porque gostaria de continuar lendo e comentando os teus posts.

abraço, boa Páscoa e coma chocolate com moderação =D

Elrond_Bruno disse...

Não se preocupe em se por com ideias contrárias, afinal, o que seria do azul se todos amassem os rosa. Mas digo algumas coisas. Sim digo que dizer que é meramente a ganância e que não mudará pois se tirarmos o dinheiro surgirá outra coisa um pensamento de ameba. O que eu quero dizer com isso. A pessoa não enxerga uma chance de evolução. Para essa pessoa a humanidade está condenada a perdição pois o homem sempre será ganancioso e nunca irá deixar de ser.
O que eu quero dizer é que não será fácil. Mas será que foi fácil convencer que dois pedaços de metal redondo valiam um porco?
Quando você diz não enxergar um mundo sem dinheiro, eu digo, ser visionário é enxergar aquilo que em geral não se vê com facilidade!
Você acredita que hoje o ser humano é mais valorizado que o dinheiro?
Então me diz, quanto vale uma vida? Muitas vezes menos que um relógio de camelô.
Homens são escravizados, tratados como lixo, para conseguir dinheiro. A vida humana está sendo posta em risco pela degradação ambiental, por causa do dinheiro. Não estou dizendo que o objeto inanimado está fazendo isso; O culpado é o homem, não gosto nem da ideia do Diabo, porque você tira a culpa do homem. Mas o que quero dizer que o dinheiro é um catalizador dos problemas, meu próximo post irá expor mais ainda meu pensamento e mostrar porque acho dinheiro desnecessário.