quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sobre Zoológicos!

Hoje lendo o Diário de Pernambuco On Line uma manchete me chamou atenção:

"Parque 13 de Maio pode ficar sem os animais"

Para quem quiser ler a reportagem encontra-se no Link:
http://www.diariodepernambuco.com.br/vidaurbana/nota.asp?materia=20120426072513

Para mim, já deveria ter ficado sem os animais a muito tempo! Primeiro porque um zoológico precisa de uma estrutura apropriada, acompanhamento constante de biólogo, veterinário, cuidado com os animais, alimentação balanceada.
Temos que parar de pensar na natureza como um bem nosso, não somos proprietários da natureza, ela não nos pertence. Devemos cuidar dela, mantê-la em segurança. O que eu vejo hoje é praticamente uma tortura com os animais.
Não falo do nada, eu sou um frequentador de zoológico, gosto de ir, podem me chamar de crianção, acho legal, gosto de ir com minha namorada, acho que romântico, até por ser geralmente arborizado, o clima de mata e tudo mais, eu gosto.
Quando falo que deveria ter saído a muito tempo digo por não achar nem mesmo o Horto de Dois Irmãos bom para os animais. O que eu vejo são os animais estressados, com espaços demasiadamente apertados. Não é que sejam menores do que o mínimo necessário não....é que é o LITERALMENTE o MÍNIMO permitido....É simplesmente de cortar o coração ver um felino com um Tigre naquele espaço tão confinado....cada Jaula daquela, para mim teria que possuir o quadruplo do tamanho, a menos ruim que tem é a do Leão e para mim ainda é pequena, a Jaula onde o leão se encontra era pra ser o padrão mínimo do IBAMA.
Estamos estuprando a natureza, maltratando os animais, deixando-os em situações degradantes. Fico pensando, não sou contra ambientes como zoos, até porque precisamos para que nossos filhos vejam os animais, porém, não seria mais bonito se ele visse um animal mais feliz, brincando, saudável? Por que fazer o mínimo se podemos fazer o Bom e o Ótimo?
A jaula do Leão em geral quando vou ao zoológico daqui está com o mato altíssimo, dando um aspecto de mal cuidado e largado.
Outra coisa, sinto falta no Zoológico daqui de um espaço bom para estacionar os carros. Deveria ter um amplo estacionamento. 
Acho que deveria ter dias baratos e dias com o valor como R$8,00, em contra partida o horto deveria estar sempre impecável.
Também sou a favor de todas as jaulas de pássaros serem como a Jaula que já foi das araras e hoje acho que é do Urubu Rei, ou é o Carcará, não me recordo agora.
As jaulas para os macacos deveriam ser maiores....todas as jaulas deveriam ser melhores!
Gostaria de voltar ao Horto daqui e ver a cidadezinha funcionando novamente, queria ver novamente os pedalinhos.

Aqui é Elrond Bruno com saudades da época de ouro do Zoológico de Recife PE

Um comentário:

Anônimo disse...

O horto é competência estadual ou do municipio?

Realmente, o 13 de maio só é ambiente hoje pra estudante, corredor e jogador de dominó!

Mudando a conversa, visse a decisão dos ministros sobre as cotas raciais? Bem acertiva a decisão! Quero ler o relatório de Joaquim Barbosa.... deve ser uma aula de história. Mestre aquele cara!!!

abraço, Orác!