segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O Encurtamento da Infância!!

Esse tema me deixa muito indignado, se é que essa palavra consegue exprimir o que sinto a esse respeito. Quase não tenho palavras para dizer o que sinto ao ver a forma como os pais tem exposto seus filhos e tolhido suas infâncias. Não atuando sozinhos, mas também com a força da mídia.
Na minha época quando a menina se maquiava saia algo parcido com isso:

Hoje em dia quando a criança é maquiada é assim que a coisa fica:
Alguém sabe psicologicamente o efeito disso na criança? Sabe o quão danoso é a ausência do período da infância na vida da criança?

A pessoa não percebe o que seus atos fazem com seus filhos. Qual será a brincadeira dessas crianças? Como será a vida dela? A estrutura psicológica humana é algo muito tênue, o dilaceramento desta fase cria traumas e problemas futuros!
Vemos hoje um desrespeito para com a necessidade de se viver adequadamente cada etapa da vida, meninas que se vestem como adultas, andam e tentam falar como adultas. Me surpreedeu dia desses enquanto passeava no shopping, quando vi um garoto, não tinha mais que 12 anos, andando com outra menina que tinha aproximadamente a mesma idade, ele com o braço em sua cintura e andando como se fossem um casal adulto...
Sei que pareço um velho de 99 anos falando, que isso tudo parece apenas um detalhe minúsculo, mas o que temos visto é o surgimento de adultos desequilibrados, desestruturados, cada vez mais jovens fazendo análise desde cedo, precisando de apoio médico...o estranho é que ninguém parece associar um fato com o outro. A cobrança que fazemos nas crianças hoje, as expectativas, as exigências para que elas sejam maduras desde cedo. Enfim, parece que esquecem o básico, a infância é onde edificamos o adulto que seremos.
Quanto menor for o período da infâcia mais mal feito e efêmero será a estrutura que dará suporte ao adulto que surgirá.
 O que é que eu quero dizer com esse texto todo? Deixemos as crianças serem o que são, não precipetemos aquilo que irá ocorrer de todo jeito. Para que vestir a menina com roupas desconfortáveis, sapatos que apertam, ela o fará no momento certo, deixa ela ser moleca, usa vestido ou short confortável, correr, pular, brincar a vontade. Deixem as crianças serem crianças!


Aqui é Elrond Bruno dizendo: Curtam cada fase de seus filhos, pois crescemos muito rápido!

Um comentário:

Silvia Sousa disse...

Olá Bruno,
Sou mãe de duas Pequenas Pôneis: Ayanna 11 Anos e Anna Caroline de 08 Anos.

O que mais chamou a minha atenção nesse seu texto Belissimo, foi a questão de duas crianças de 12 anos andarem de braços dados. Eu nessa idade brincava de BONECA.
Nossa, que mundo é esse em que vivemos, sem REGRAS, sem NOÇÂO do que é CERTO ou ERRADO. Fico muito indignada com o que vejo.
Sei que não vou poder controlar as minhas filhas sempre, mas enquanto forem as minhas menininhas que ensino o certo e o errado todos os dias, que trago para elas as notícias mais absurdas desse nosso mundão, acho que conseguirei controlar essa furia que está ai no mundo.

Primo querido, é o que eu penso, e se penso logo existo.