sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Importância ca Comissão da Verdade!

Olá caros leitores,

Faz um bom tempo, primeiro de tudo Feliz 2013 a quem me lê, o mundo não acabou e estamos trabalhando! Já começo meu primeiro post com meus habituais temas polêmicos, estava lendo uma reportagem hoje e encontrei essa :

14/02/2013 12h13 - Atualizado em 14/02/2013 12h25

Em PE, Comissão da Verdade diz que jovem foi morta durante a ditadura

Em janeiro 1973, foi dito que Anatália Melo Alves se matou.
Segundo comissão estadual, ela foi torturada e morta por estrangulamento.

Li a reportagem, é sobre a Comissão da Verdade e Justiça de Pernambuco, que reabriu um caso e descobriu mais informações, e irá alterar o atestado de óbito desta mulher. "Os culpados serão presos?" Não! "Mas então sofrerão alguma sansão?" Não, a lei da anistia os anistiou!  "Então para que diabos isso?". Esse monologo que pus acima eu fiz diversas vezes, tentei encontrar uma resposta melhor do que, para por nos livros de história a verdade.
Essa matéria, por incrível que pareça, saiu no site da Globo, e através dela, eu a li na integra, eu vi, não apenas é um alívio para a família, que tem o nome de seus parentes limpos, tem a verdade aflorada; Em um trecho da entrevista o viúvo diz: "É uma tranquilidade para a família. Enquanto a verdade não chega, você fica pisando em falso".
Confesso que ao ler tudo o que passou essa mulher e esse homem ao ouvir os bandidos torturando sua esposa, ouvi-la chamando por ele, e esses homens ainda se chamarem de militares, dizer que protegiam o país. 
Hoje entendi a importância da comissão, a importância real, fiquei indignado, sempre soube que ocorriam coisas nos porões da ditadura, mas ao ler o que era feito, o que ocorreu, isso me dá vergonha, pelo que houve e força, força para lutar e impedir que se repita.
É por isso que essa comissão é tão importante, para que possamos lembrar do que houve e não falar que bom era na ditadura... Me pus no lugar deste homem que ouviu a esposa ser torturada, depois teve a esposa violentada e morta... Ainda teve que ouvir dizerem que ela se suicidou... O mínimo que devemos a ele é a verdade. 
Parabéns para a Comissão e que o excelente trabalho continue sendo feito!

Aqui é Elrond Bruno dizendo Liberdade! Igualdade! Fraternidade!

Nenhum comentário: