quarta-feira, 10 de abril de 2013

Como Diminuir os acidentes com Ciclistas?

Pois é, mais uma vez venho aqui expor uma opinião que poderá gerar controvérsia. Tema interessante, Como Diminuir os Acidentes com os Ciclistas? Como fazer com que sejam minimizados esses acidentes? Como fazer para que não existam mais tantos atropelamentos?


Essas questões passo a responder na sequência, passo a dar meu ponto de vista para que tenhamos mais paz no trânsito.
Primeiro ponto: Já passou da hora de ciclistas serem responsabilizados pelas barberagens que fazem no trânsito. Não são raras as vezes que como motoristas vemos um ciclista vindo pela contra-mão. A bicicleta deve seguir o mesmo sentido da via.
Quem nunca viu um ciclista atravessar o sinal vermelho? No dia 07 de abril eu vi na Ciclovia temporária criada em Recife pelo prefeito, na altura da Jaqueira, e tinahm agentes organizando tudo, inclusive uma mandando parar pois havia um semáforo aberto, o que um dos ciclistas fez? Passou batido, não quis saber se era para parar, furou o semáforo.
Pergunto, por que isso acontece? Eu mesmo respondo, IMPUNIDADE!
Se ele fosse punido, levasse uma bela multa por isso, num instante pensaria duas vezes antes de desrespeitar a lei.
Outro fato que é comum ver na orla de Boa Viagem, a Ciclovia ao lado e o camarada andando de bicicleta no meio da rua. Não é um caso ou outro, não, são muitos. Para piorar, não são pessoas humildes e sem instrução, são muitas vezes o que chamamos de Playboys, metidos a serem mais do que são com suas bicicletas caras.
Segundo ponto importante: Criação de mais ciclovias e de ciclovias decentes, que REALMENTE protejam os pedestres dos carros. Dá para fazer isso meramente tirando uma faixa do trânsito?  NÃO! para fazer tem que ser bem feito, tem que desapropriar terrenos, ampliar as vias e pensar em elevados e coisas assim, se não quer fazer o ciclista parar faz que eles tenham pontes e elevados e tal.
Terceiro ponto: Aulas, temos que ensinar como ser um ciclista responsável, como ser um motorista que respeita. Temos que gerar um respeito mútuo.
Devemos lembrar que a responsabilidade de evitar acidentes não é do carro exclusivamente, é de ambos. O ciclista deve se proteger e não se JOGAR na frente dos carros.
Assim como as motos os ciclistas custuram por dentro do trânsito, e ao invés das motos que são obrigadas a parar em semáforos para não serem multados os ciclistas muitas vezes não se importam e furam os sinais.
Por fim o ponto final: Deixar de Ser Vítima para se Tornar Sujeito, chega de se vitimisar um ou outro lado, somos uma sociedade e como tal devemos viver. Necessita-se sair da condição de coitado para assumir suas responsabilidades e culpas.

Se pudermos implementar esses 04 pontos se perceberá uma queda significativa no número de acidentes envolvendo bicicletas.


Aqui é Elrond Bruno dizendo, não sou contra ciclista, sou contra cicloterroristas.

Nenhum comentário: